sábado, 10 de dezembro de 2011

Resenha do livro:

“A Terra dos meninos pelados”

Gênero: Literatura infantojuvanil.

Editora: Record.

Autor: Graciliano Ramos.

Ilustrador: Roger Mello.

Projeto gráfico: Roger Mello.

Ano de criação: 1965.

Nº de Páginas: 49 páginas.

Nº de edição: 41ª edição.

Entrando num “Mundo Melhor”

Adore o livro, pois ele é muito interessante, divertido, emocionante, mostra-nos que o preconceito pode fazer algumas pessoas sofrerem muito e faz agente refletir muito sobre este assunto então recomendo ele para todas as idades.

Havia um menino diferente dos outros: tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada e quando ele passava os meninos gritavam:

- Ó pelado!

Tanto gritavam que ele se acostumou com o apelido. Era de bom gênio, mas os garotos da rua fugiam ao vê-lo. Não tendo com quem conversar Raimundo fala sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas sobre o mundo de Tatipirun, onde não tem cabelo e os olhos são pretos e azuis.

Um dia quando estava preparando a serra de Taquaritu e o Rio de Sete Cabeças os meninos começaram a caçoar dele então ele entrou em casa atravessou o quintal e ganhou o morro. Então ele notou que Tatipurun ficava ali perto de casa, pois começou a ver coisas que só existia em Tatipurun.

Quando chegou em Tatipurun conheceu um automóvel diferente dos outros e uma laranjeira que não tinha espinhos e ela lhe deu uma laranja e disse a onde ele poderia encontrar os meninos pelados. Então ele seguiu e achou os meninos pelados à beira do rio das Sete Cabeças uns muito diferentes dos outros, mas todos calvos e com um olho preto e o outro azul.

Ele ficou rondando por ali, sentou-se numa pedra e veio um menino para falar com ele. Conversaram muito e então o menino perguntou se ele conhecia Caralâmpia ele perguntou se ela era uma laranjeira ele disse que ela era uma menina e começaram a disser que ele era bobo ele pensou que estavam caçoando dele então ele fugiu.

Ele encontrou um tronco e ema aranha que lhe deu uma túnica azul. Daí os meninos pelados chegaram procurando ele disseram que ela avia sumido a algum tempo, então, resolveram procurar por ela.

Depois de procurarem muito acharam a princesa Caralâmpia, os dois se conheceram e então ela e os outros meninos pelados começaram a apresentar Tatipurun a Raimundo. Depois ela contou onde ela ficou no tempo em que ficou desaparecida.

Depois de tudo ele despediu-se de todos e voltou para casa e voltou a viver sua vida de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário