sábado, 10 de dezembro de 2011

Resenha do livro: A Terra dos Meninos Pelados

Graciliano Ramos de Oliveira nasceu em 27 de outubro de 1892, em Quebrângulo, Alagoas. Além de “A Terra dos Meninos Pelados” ele também escreveu: Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas secas (todos os quatro romances).

O livro tem 23 capítulos bem pequenos e não chegam a passar de uma página, também é muito pequeno e dá para ler em um dia.

O livro começa falando sobre um menino chamado Raimundo que tinha um olho preto e o outro azul e a sua cabeça era pelada e os outros meninos que caçoavam dele chamando-o de pelado.

Certo de ele estava desenhando a serra de Taquaritu e o rio das Sete Cabeças (lugares imaginários que ele criou), então quando Raimundo levantou-se, entrou em casa, atravessou o quintal e começaram a surgir coisas da terra de Tatipirun (lugar imaginário que ele criou). Nessa terra, todos tinham um olho preto e o outro azul: os automóveis as aranhas etc. Raimundo encontrou os meninos pelados que eram os que viviam nessa terra, mas, primeiramente pensou que seria caçoado como os meninos que moravam perto dele, mas, conseguiu se entender com eles. Depois foram procurar a princesa Caralâmpia, pois ela estava desaparecida e depois de varias aventuras conseguiram acha-lá e então Raimundo se despediu e voltou para sua casa.

O livro tem uma história muito boa, eu particularmente gostei muito, o chato é que ele é muito curto e acaba meio que você querendo ainda muito mais, mas isso não é nada relevante e que possa tirar o fato de que o livro é muito bom. Ele ainda fala um pouco sobre o preconceito e as diferenças entre as pessoas, recomendadíssimo para você tê-lo na sua estante de livros.

Vinícius Dantas Januário

17 comentários:

  1. eu li este livro duas vezes mas achei muito confuso obrigado pelo resumo

    ResponderExcluir
  2. Mto chato e de criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!

      Excluir
    2. Então pq vc leu?

      Excluir
    3. meu amigo nao quer ler ? entao pq clicou no link? emmmm seu palerma isso me ajudo muito com o trabalho

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. ótimo livro. Podemos retirar coisas ótimas do mesmo.

    Somente é chato e confuso quando não se contextualiza a obra.

    ResponderExcluir
  4. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Vcs deviam falar um pouco sobre os personagens!!

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber qual eh o seu genero textual suas caracteristicas fisicas e psicologicas e seu tempo cronologico ou pisicologico obrigado

    ResponderExcluir
  7. muuuuito bom! me ajudou pra cacete em um trabalho!

    ResponderExcluir
  8. um monte de bosta limpei o cú com esse livro !

    ResponderExcluir