segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma lição de moral

     O  livro "Terra do meninos pelados", de Graciliano Ramos, foi publicado em 1939, conta a história de um menino chamado Raimundo, que era careca e tinha um olho preto e outro azul, por isso era considerado estranho, os vizinhos o apelidavam de Raimundo Pelado. Isso estava fazendo com que ele falasse sozinho, até que um dia ele subiu uma encosta de morro com os olhos fechados e acabou indo para um país chamado Tatipurum, a Terra dos Meninos Pelados.
     Lá ele faz amigos mas percebe que, mesmo estando em um lugar que todos são iguais a ele, tem pessoas que sofrem o mesmo tipo de preconceito e têm o mesmo pensamento que ele, como um anão e um menino sarnento que queria que todos fossem iguais a ele, ele viu que mesmo com a igualdade, o preconceito sempre existiria, por isso voltou a seu lugar.
     Eu achei o livro bem interessante pois aborda o tema de preconceito, e dá uma lição que mesmo que todos sejam iguais a você, sempre o preconceito existirá, como diz no início do livro, na apresentação, que nós sempre procuramos pessoas que são parecidas conosco "Muitas vezes nos identificamos e nos aproximamos daqueles que se parecem mais conosco no gosto, nas afinidades..."

3 comentários: