quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Flores e + Flores

Título original: Tistou le pouces vertes
Título nacional:O menino do dedo verde
Autor:Maurice Druon
Nascido em Paris, a 23 de abril de 1918, Maurice Druon tinha entre seus antepassados um bisavô brasileiro, o escritor, jornalista e político maranhense Odorico Mendes que se notabilizou como tradutor de Homero e Virgilio. Druon era sobrinho do escritor Joseph Kessel, com quem escreveu o "Canto dos Partidários", que, sobre uma música composta por Anna Marly, servira de hino aos movimentos da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Entre suas obras encontram-se “A rainha estrangulada” e “Um rei perde a França”.
O menino do dedo verde fala da história de João Batista mais conhecido como Tistu, ele mora na cidade de Mirapólvora,em uma grande casa onde tudo brilhava com o sr.Papai(que era seu pai), Dona Mamãe(que era sua mãe) e seu pônei que se chama ginástico. A cidade era conhecida principalmente por causa da fábrica de canhões do Sr.Papai.
Por ser filho do Sr.Papai Tistu futuramente iria herdar a fábrica de canhões,mas em quanto isso não acontecia ele estudava em casa com sua mãe e, para a surpresa de todos quando chegou a hora do garoto ir ao colégio ele sempre dormia nas aulas e acabou sendo expulso.Vendo que o filho não conseguia prestar atenção nas aulas,Sr.Papai inventou um novo método de ensino,Tistu iria aprender as coisas olhando-as com os próprios olhos.O menino teria aulas com o jardineiro Bigode e o exigente Sr.Trovões.
No primeiro dia de aula no primeiro exercício que tinha que fazer com o Sr.Bigode,Tistu descobre que tem um polegar verde,em tudo que ele tocar nascerá flores de diversos tipos.Mas o Sr.Bigode o advertiu a não contar a ninguém sobre esse dom.Seguindo esse conselho Tistu curou doentes,parou guerras,amenizou a miséria,deixou animais de um zoológico felizes,e até deixou uma cadeia alegre sem contar a ninguém e esses atos fariam no futuro a cidade se chamar Miraflores.No fim da história Sr.Bigode morre e para tentar falar com ele o pobre garoto construiu uma escada feita com árvores(que até se tornou a nona maravilha do mundo)para tentar chegar ao céu para conseguir falar com o senhor bigode,e nessa subida ele percebe asas a sua volta,ele era um Anjo!
A história e ótima e eu recomendo,ela mostra que uma criança com seu dom conseguiu ajudar uma cidade inteira,e isso mostra que como simples atos podem ter grandes consequências.Foi criado para o público infanto-juvenil mas qualquer pessoa de qualquer faixa etária que ler,irá gostar muito.

8 comentários: